O Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Social “Os Sonhadores” foi fundado no ano de 2001, devido a um voto de agradecimento de seu fundador, Marcos Vilela, que iniciou suas ações voluntárias embaixo de uma árvore na calçada de sua casa, e assim seguiu, até conseguir uma parceria com a escola Carlos Barozzi, a qual cedeu uma sala para o espaço das atividades. Em 2012 conquistou um espaço físico apropriado para desenvolver com mais qualidade suas atividades à comunidade.
O Instituto surgiu com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
As atividades eram voltadas apenas para a cultura; as crianças e adolescentes atendidas aprendiam a tocar instrumentos musicais, participavam de apresentações musicais e consequentemente criavam perspectivas de um futuro diferente, fora do cenário atual da localidade em que estavam inseridas.
No ano de 2008 foi instituído legalmente através do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Em 2011, o Instituto, foi inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) ficando respaldado e orientado sobre os trabalhos com esse publico. Em 2012, foi inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) estando apto a desenvolver ações dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e em 2016 recebeu o Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS trazendo melhorias no funcionamento administrativo da entidade. E em 2019 a logomarca e nome do Instituto foram patenteados, registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial garantindo os interesses e qualidade da instituição.
Atualmente o Instituto atende aproximadamente 115 crianças e adolescentes, com faixa etária de seis a dezessete anos, em varias atividades como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizando atividades conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais; o trabalho voltado à cultura com aulas de violão, violino, violoncelo e apresentações musicais inserindo e garantindo a participação dos atendidos no território ao qual pertencem; aulas de Jiu Jitsu buscando através do esporte desenvolver autonomia, autoconfiança e disciplina e participação na Fanfarra e Ordem Unida se apresentando em diversos atos cívicos do município.
Visto que a criança e o adolescente são complementos da família também são realizados trabalhos pontuais com as famílias através de orientações, encontros em grupos, palestras com especialistas e reuniões.
A equipe de trabalho que atua na Organização é composta por coordenador, orientador social, facilitador social, monitor de esporte, maestro, monitor musical, copeira, secretaria e voluntários. As equipes conversam entre si e se organizam para definir o melhor funcionamento da organização observando os trabalhos realizados, proporcionando assim, qualidade nas atividades prestadas a todo publico atendido.
A organização esta localizada no bairro Jardim Barbosa, próximo a escola Carlos Barozzi em Fernandópolis, e conta com uma infraestrutura capaz de oferecer ações com ambiente climatizado e amplo, com conforto, acessibilidade, segurança e lazer, além de contar com refeitório, cozinha, sala de equipe técnica e recursos áudio visuais.
Para complementar os recursos financeiros recebidos são desenvolvidas várias ações para angariar fundos, como parceria com empresas públicas e/ou privadas, recolhimento de nota fiscal paulista, promoções, ações entre amigos e quermesses.
Seja mais um Sonhador e venha fazer parte dessa família!